terça-feira, 23 de julho de 2013

Dicas: Veja em que nível de necessidade de segurança você se enquadra

O aumento dos casos de assalto em grandes cidades, principalmente em São Paulo e no Rio, que registraram arrastões em restaurantes nos últimos meses, tem feito cada vez mais pessoas aderirem a câmeras internas, seguranças particulares e outros tipos de meios para tentar evitar a violência. O Mais Você conversou com dois especialistas da área – o economista Samy Dana e o consultor de segurança Heitor Coronado – que enumeraram três perfis diferentes e deram dicas para quem está prestes a contratar serviços como o de uma seguradora para saber qual o nível de segurança você precisa.

1° perfil: Prevenido
Se você tem mais do que três seguros, a possibilidade de seu tipo ser o prevenido é grande. O prevenido acaba comprometendo até 20% de sua renda em segurança, principalmente com seguros contra fatalidades. É aquele que se preocupa muito com segurança e tem medo de tudo. Vai ter seguro da casa, do carro e de pequenos bens. São pessoas que já foram assaltadas, que na maioria das vezes já sofreram algum trauma, pela região onde moram, localidade do trabalho ou, deslocamentos. É um medo justificado.

2° perfil: Básico
Se você não é tão preocupado ou assustado, talvez se encaixe aqui. A pessoa que faz a contratação básica de seguros de 10 a 15% da renda. Apesar de contratar um número menor de seguros, os produtos contratados são mais caros. Ele tem os seguros mais comuns. Se for pai ou mãe, vai ter seguro de vida. Se não for, vai ter seguro de carro apenas. É uma pessoa que não se preocupa com seguro de notebook, tablets e smartphones.É uma pessoa que não passou por traumas.

3° perfil: Desencanado
Se esse ainda não for o seu perfil, você provavelmente é do tipo desencanado. Nesse grupo se encaixam também os “duros”, que não têm dinheiro para gastar com segurança. Com muito esforço, compram o carro, mas não têm como pagar seguro. Algumas pessoas não têm medo e não se incomodam de passar por situações desgostosas como um assalto. Ele não gasta nada, reza bastante e Deus protege.

Fonte: ABESE / Mais Você/SP, 22/07/2013.

RIOSEC 2013