terça-feira, 19 de junho de 2012

Sicur 2012

Bares e restaurantes de São Paulo investem em segurança para evitar arrastões

Vigias disfarçados, câmeras que captam imagens no escuro e até botão do pânico. É assim que diversos estabelecimentos de São Paulo estão buscando maior proteção contra os constantes arrastões dos últimos dias. O investimento em equipamentos de segurança dobrou e para garantir a segurança e tranquilidade dos clientes, vale tudo.

Muitos bares e restaurantes optaram por sistemas de segurança, nos quais, através de centrais de alarme é possível avisar a polícia sobre o problema. Outros escolheram sistemas que utilizam um botão de pânico que parece um chaveiro de carro e aciona a central de monitoramento. Câmeras de diferentes modelos, incluindo algumas com visão noturna também serão utilizadas. Mais seguranças também foram contratados, e alguns vão trabalhar à paisana para despistar os criminosos.
Desde o começo do ano, já foram registrados 16 arrastões em restaurantes conhecidos da capital. Donos de estabelecimentos afirmam que o movimento caiu cerca de 15 % neste ano. Segundo eles, o problema do crime pode ser ainda maior por causa da subnotificação. Alguns preferem não prestar queixa para não ficar "marcados" pelos criminosos.
(Revista Segurança e Cia/RJ, 19/06/2012)