quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Monitoramento da criminalidade com câmeras...

Segurança irá monitorar criminalidade com câmeras em bairros mais violentos de João Pessoa e Campina Grande

Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) tem investido em informação e tecnologia como estratégia para potencializar o combate à criminalidade no Estado. Um exemplo disso foi a criação do Núcleo de Análise Criminal e Estatística, que trabalha diariamente no mapeamento da violência, oferecendo subsídios importantes à ação policial. Com ferramentas modernas de geoprocessamento e profissionais especializados, o núcleo monitora os índices da violência, identifica os locais de maior incidência de crimes.
Esta é a primeira vez que essa tecnologia é utilizada pela Secretaria da Segurança no combate ao crime. Os resultados das análises criminais são discutidos, semanalmente, durante reuniões de avaliação e controle realizadas entre os gestores de segurança, na sede da Secretaria, em Mangabeira. Operações de grande porte já foram realizadas com base no trabalho de monitoramento e resultaram em importantes prisões e apreensões.
Monitoramento por câmeras – A ideia é instalar câmaras em locais com maior incidência criminal. Os pontos serão eleitos com base nas análises realizadas pelo Núcleo. O projeto prevê a aquisição de câmeras modernas, com sistema de blindagem para evitar a ação de vândalos, podendo ser fixas ou móveis, servindo de incremento da atuação policial. “Será mais uma ferramenta tecnológica usada a serviço da segurança pública, ampliando o olhar da polícia e garantindo mais segurança para a população”, avaliou o assessor de ações estratégicas da Seds, o Tenente Coronel Júlio César.


(Portal Guia do CFTV/SP, 30/09/2011)