domingo, 8 de janeiro de 2012

Maioria dos roubos no verão é motivada por desatenção das vítimas

Para o especialista em segurança, Robson Fontes, a maioria desses roubos poderiam ser evitados com simples medidas preventivas.

O fenômeno ocorre todos os anos durante o verão. Mesmo com o reforço do policiamento ostensivo, os roubos têm aumentado no litoral. Segundo a Polícia, por causa do aumento do fluxo de turistas e veranistas nas praias. Algumas delas chegam a triplicar sua população neste período.

“O objetivo da Operação Verão é exatamente reforçar o efetivo de policiais nas áreas onde as estatísticas mostram um aumento de ocorrências”, argumentou o tenente coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, subcomandante do Policiamento Metropolitano, ao explicar o planejamento das ações da Polícia Militar para o Verão deste ano.

Para o empresário e especialista em segurança patrimonial, da empresa VIPS Segurança Eletrônica, Robson Fontes, a maioria desses roubos poderiam ser evitados com medidas simples, como fechar os portões e manter as luzes acesas durante a noite.

“As pessoas festejam muito durante todo o dia, e à noite acabam esquecendo portas, portões e janelas abertas, objetos pessoais nas áreas externas da casa, luzes apagadas e isso torna a residência um alvo atrativo para os ladrões”, disse o especialista.

Nos últimos meses de 2011, as polícias Civil e Militar prenderam vários acusados de roubos a residências nas praias do estado. Em uma das prisões, o acusado narrou, em detalhes, para a equipe de reportagem do Nominuto como praticou o roubo em uma praia no litoral Norte.

“Eu cheguei na casa por volta das 2h30 da madrugada e entrei pela porta principal, que estava só encostada e sem cadeado na grade de proteção. Eles não me viram porque estavam dormindo no 1º andar da casa e os equipamentos estavam todos na sala. Saí da casa, levando o material no ‘lombo’”, pontuou o acusado.